Em mais uma reunião de planejamento aberto à comunidade escolar do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, hoje, dia 19/02, das 9:00 – 11:30, na sala da linha de pesquisa Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, do Programa de Crítica Cultural, a reunião que seria com Diretores de mais de 50 escolas estaduais, em Alagoinhas e território, acabou, surpreendentemente acontecendo de uma outra forma: os(as) Diretores(as) que confirmaram presença, infelizmente, não puderam aparecer; mas vieram professoras do Colégio São Francisco que, juntamente comigo e a profa. Iramaire, Coordenadora do Colegiado de Letras, entrevistamos a Profa. Ana Regina, do Núcleo de Estágio.
Esse Podcast n. 7 trata de questões extremamente relevantes sobre os desafios de se enfrentar uma sala de aula com crianças e jovens rebeldes, cheios de curiosidade e vontade de conhecer, a partir dos dispositivos do seu tempo; trata também dos impasses da comissão de estágio em liberar trabalhos em duplas, apoiar que os locais de estágio sejam nas escolas do território e não apenas nas de Alagoinhas. Além dessa experiência dos estágios, respondemos, também, às interpelações das professores do São Francisco, Márcia e Érica, professoras de história, sobre como ampliar parcerias e irmos além de estágios, por exemplo, como lidar com a linguagem e os dispositivos tecnológicos disponíveis a todos/as. E a base para nossas respostas foi o currículo redimensionado de Letras, em preparação, em que prevemos: uma nova prática pedagógica a partir da linguística e da literatura, e não apenas o setor de estágio, diagnosticando realidades linguístico-literárias na Educação Básica, promovendo trabalhos de leitura e criação com professores e estudantes voluntários, mas que estes tenham – qualificado e instituído – o seu tempo dedicado à interação com a universidade. E a notícia mais positiva é esta: sim, a hora é agora, um novo ensino médio exige, tem flexibilidade, para um verdadeiro diálogo com a universidade. Então, encaminhamos o seguinte: já que os(as) Diretores(as), infelizmente, não puderam vir até nós, iremos até eles/elas, em Alagoinhas e a todo o território, a começar pelo Colégio São Francisco, e entre os dias 25 a 27/02!
Escutem, por favor, até o fim e aliem-se a nós para que seja possível entrarmos num outro estagio, envolvendo a relação entre universidade e escola básica.
Alagoinhas, 19/02/2019.
Esse Podcast n. 7 trata de questões extremamente relevantes sobre os desafios de se enfrentar uma sala de aula com crianças e jovens rebeldes, cheios de curiosidade e vontade de conhecer, a partir dos dispositivos do seu tempo; trata também dos impasses da comissão de estágio em liberar trabalhos em duplas, apoiar que os locais de estágio sejam nas escolas do território e não apenas nas de Alagoinhas. Além dessa experiência dos estágios, respondemos, também, às interpelações das professores do São Francisco, Márcia e Érica, professoras de história, sobre como ampliar parcerias e irmos além de estágios, por exemplo, como lidar com a linguagem e os dispositivos tecnológicos disponíveis a todos/as. E a base para nossas respostas foi o currículo redimensionado de Letras, em preparação, em que prevemos: uma nova prática pedagógica a partir da linguística e da literatura, e não apenas o setor de estágio, diagnosticando realidades linguístico-literárias na Educação Básica, promovendo trabalhos de leitura e criação com professores e estudantes voluntários, mas que estes tenham – qualificado e instituído – o seu tempo dedicado à interação com a universidade. E a notícia mais positiva é esta: sim, a hora é agora, um novo ensino médio exige, tem flexibilidade, para um verdadeiro diálogo com a universidade. Então, encaminhamos o seguinte: já que os(as) Diretores(as), infelizmente, não puderam vir até nós, iremos até eles/elas, em Alagoinhas e a todo o território, a começar pelo Colégio São Francisco, e entre os dias 25 a 27/02!
Escutem, por favor, até o fim e aliem-se a nós para que seja possível entrarmos num outro estagio, envolvendo a relação entre universidade e escola básica.
Alagoinhas, 19/02/2019.