Neste Podcast n.2, o Questões de pesquisa, do laboratório de comunicação do Poscritica, trata-se de uma roda de conversa com estudantes, recém-egressos do Ensino Médio, e com militância suficiente, para tratar de grêmios estudantis na escola pública.
Consideramos uma fala bastante emblemática da estudante do Colégio Modelo de Alagoinhas, sobre suas lutas e impasses, como um ponto de partida para o roda de conversa. Que ficou excelente e que pode se constituir em material de estudo e de pesquisa para pesquisadores docente e discentes de todos os níveis, do ensino fundamental ao Pós-doutorado, preocupados ou estimulados a pensar esse momento de perigo que ronda todo o sistema educacional brasileiro.
Pode-se perguntar qual o sentido de um programa de pós-graduação na área de Letras envolver-se com questões para além do ensino de língua e literatura e a resposta é definitiva: faz todo o sentido, desde o momento em que os direitos linguísticos e literários devem ser pauta prioritária do campo linguístico e literário, por uma necessidade político científica e, não apenas, ou não mais, do campo da educação.
Esse recorte político abre uma nova clareira: a área de Letras é forte o suficiente para não ficar apenas “pegando carona na educação básica” mas promover uma reviravolta nisso tudo, a começar por estimular os alunos da educação básica a decidir qual a língua que eles querem para se afirmarem como sujeito e fazerem da escola um espaço público dos jogos de linguagens, das disputas narrativas, enfim, da prática da democracia e da cidadania cultural.
Alagoinhas, 10/12/2018